Arquitectura SADI Connect


O SADI Connect usufrui da arquitectura M2M da plataforma da Stampstar que foi construída de forma a transportar informação de acordo com as normas EN 50131 (Sistemas de Alarmes de Intrusão) e EN 54 (Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndios), nomeadamentena sua relação com a norma EN 50136 (Sistemas de Transmissão de Alarmes) que define os vários graus de comunicação para informação crítica (*).

Em termos de dispositivos – que são também compatíveis com as normas, o princípio geral que rege a gestão das mensagens está subjacente ao apresentado na referida norma, sendo possível aplicar todos os seus graus de segurança.

De forma a ser compatível com os requisitos, a plataforma da Stampstar está construída de forma completamente redundante, tirando partido de duas instalações autónomas geograficamente separadas.


Arquitetura da plataforma SADI Connect da Stampstar


Neste sentido, há duas características principais nativas à plataforma, que dada a criticidade da informação, se aplicam neste serviço:

  • Dual Path – significa que dois caminhos/tipos de comunicação são usados para transportar a sua informação, formando uma verdadeira redundância supervisionada. Neste sentido, estes dois caminhos são testados de forma independente, sendo que no caso de falha do que está definido como primário existe sempre a alternativa (viável) de transmissão pelo secundário;
  • Roaming SIM – O facto de tornar as comunicações móveis independentes de operador dá à ligação uma tripla redundância, não apenas em questões de cobertura (é escolhida uma rede com um sinal acima 75dBm, o equivalente a 4 de 5 barras num telefone móvel), mas recorrendo à “selecção de rede inteligente”, permitindo que em caso de falha o equipamento escolha a rede disponível com o sinal mais forte.

Em termos de segurança, para além de toda a informação trocada ser encriptada (Triple-DES) todas as ligações são efectuadas através de Redes Privadas Virtuais (VPN) que permitem fornecer a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas. A utilização destes protocolos permite assegurar comunicações seguras através de redes nativamente inseguras.



(*) As normas EN 50131, EN 54-21 e EN 50136

As novas normas europeias garantem um elevado e consistente nível de desempenho para produtos de intrusão electrónicos. Tanto a plataforma como os dispositivos usados pela Stampstar efectuaram testes em laboratórios independentes acreditados, baseando-se nas novas normas europeias para produtos de alarme de intrusão e incêndio.

As novas normas foram introduzidas pelo CENELEC (Comité Europeu de Normalização Electrotécnica) para satisfazer a grande procura de produtos com conformidade EN pelos utilizadores e instaladores de sistemas deste tipo. As normas europeias vão substituir gradualmente as normas nacionais existentes na Europa e vão estender-se também a países europeus que não têm uma norma própria estabelecida. O objectivo das novas normas EN consiste em garantir um nível elevado e consistente de desempenho para sistemas electrónicos de segurança em toda a Europa.



Mais sobre SADI Connect

Stampstar SADI Connect